segunda-feira, novembro 05, 2007

Antes do Envelhecer

De cada vez que vejo o filme Antes do Amanhecer, descubro novos detalhes, novas nuances, que me deixam pasmada ante a delicada magnificiencia daquele que é e sp será, agora tenho a certeza, o filme da minha vida (sei que da Samantha também). As expressoes dos personagens, os diálogos, a passagem da tensão fisica à intimidade, a música, tudo está perfeito e faz-nos encarar as relações humanas de outra forma, com mais esperança.
Só que sempre que o vejo sinto-me, também, um pouco mais velha. Porque da primeira vez que o vi, há mais de dez anos, sentia-me em sintonia e empatia com todas as sensações ali expressas, e agora algumas já me parecem tão distantes...
Hoje faço 32 anos e sinto-me velha. E a culpa é, em parte, do filme. Vi-o na semana passada antes de ir a Viena, cidade que sempre quis visitar em parte por causa dele e fiquei assim. Mas fui, este fim-de-semana e amei Viena. Os monumentos, a vibração, as praças, os cafes, as estátuas, a música. Ainda por cima conheci um ídolo meu lá e fui supreendida com a sua humildade. Mas vim de lá a sentir-me ainda mais velha. A ficar sem tempo para viver no estrangeiro, ou até para viajar mais. Totalmente já sem tempo para o meu sonho de outrora, de ter uma vida relacionada com a música e andar em digressão como tour manager de alguém ou assim.
Sei la. Eu ja vivi historias como as do Antes do Amanhecer- noites em branco, aqueles diálogos, aqueles feelings, a descoberta do amor. Só que vivi-as com pessoas diferentes, em alturas diferentes. Acho uma história exactamente assim só existe mesmo naquele filme. Como aquela Viena, apesar de ter amado a cidade e corrido os caminhos do filme, só existe lá. Não sei. Hoje tenho 32 anos e, pela primeira vez na minha vida, tou com uma neura gigante. No meu próprio dia de anos :(

6 comentários:

Charlotte disse...

não fiques assim a idade são só nºs o que conta é o espirito, cada um tem a idade que quiser...e claro que o seu corpo lhe permitir :) Beijos e parabéns. e VIva Viena onde é tudo muito "impotente" ;)

Samantha disse...

Babe, ficas sempre assim quando fazes anos, tu é que se calhar nem reparas. Não lidas bem com o facto de envelheceres (na nossa idade e com a nossa pele de bebé este verbo nem sequer se devia aplicar, prefiro dizer amadurecer), mas olha que são só 32, quando forem 42, 52, 62 e + é que vai ser a doer. Além disso, os 32 de agora são os 22 de antigamente. Right? :)Ainda agora a procissão vai no adro, entendes, e ainda tens muitas coisa linda para viver, como exemplo a fase que eu estou a viver agora e outras surpresas que a vida nos reserva. Ficas sempre assim, a modos que a querer sair da tua pele e tentas fazê-lo viajando para fora, vivendo outras realidades, como quem nasce de novo. Um ano foi Barcelona, outro foi NY, agora Viena. E vens sempre deslumbrada, o que é bom, mas tb convém que encontres aspectos positivos da tua vivência aqui. Como tu própria dizes, aqui em Lx, tb foste/vais vivendo as tuas emoções. Quando tinhas 18, 25 ou 30 não te fez falta viveres noutro sítio, curtiste à mesma, conquistaste coisas, foste feliz. Ninguém te garante que se mudasses de cidade serias mais feliz. Parece que sim, porque quando estamos de férias, 3, 4, 7 dias numa cidade, só vemos as coisas boas e não a rotina do dia-a-dia. E é ela que nos faz crescer. Ela e as palavras certas ditas na horas certas pelos amigos. E estes, minha cara Carrie, não te deixam ir a parte alguma por tempo indeterminado, mas também não te deixam estagnar, don't worry. Forcinha!

Cylon disse...

Ohhh, que palavras tao bonitas, de ambas!
obrigada! :(

T disse...

quase quase o meu filme favorito... e o teu texto é muito bom... tou com a tua idade neurótica também e até tenho saudades de o ir rever, mas não é causa-consequência... cumprimentos

Cylon disse...

obrigada trindade :)
Como nos descobriste
ja tou uma bocadinho melhor
Mas inda dispensava envelhecer ;)

Anónimo disse...

Tive essa sensação quando revi o filme. Recomendo o "Antes do Anoitecer", tocou-me bastante. Senti-me mais próximas destes diálogos, medos e dilemas. Parece-me que cresci um bocadinho desde o "Antes do Amanhecer" e agora há espaço para outras coisas. Nem sequer falo em amadurecer, é só mudar para ver mais longe. Envelhecer? Não, envelhecer não é isto...

Um grande beijo