quinta-feira, agosto 24, 2006

The end of the world as we know it

Eu até compreendo que, neste novo milénio, já nada seja linear, já nada seja como antes... sim, porque nós, os trintinhas, também já vamos sentido um "antes" em nós. Um gajo já não é um gajo, pode ser uma gaja ou algo "in between" e vice versa. O próprio núcleo familiar é completamente atípico, pluriforme, difuso. Até o clima global sofreu alterações de monta, com vagas de calor, tempestades e derivados, tsnunamis, etc. Houve países que desapareceram para dar lugar a outros nos livros de História. E agora fazemos contas às vidas noutra divisa. Até aqui, eu ainda consigo assimilar. Mas a notícia desta manhã deixou-me perturbada... parece que Plutão vai deixar de ser considerado um planeta. Ora este detalhe, fruto de uma espécie de "regionalização" do espaço, inquieta-me. Será que um dia o sol vai deixar de ser uma estrela e a lua passa a ser uma coisa qualquer que brilha? será que a Terra corre o risco de passar a ser chamada de Mega-Calhau? E o que vou dizer aos meus filhos? "sabes, em tempos houve um planeta chamado Plutão, mas como ficava muito longe e ninguém chegava lá, cagámos para ele, simplesmente passámos a ignorar". Para mim esta decisão cheira-me a apartheid. É quase como esquecer que temos o dedo mindinho.

3 comentários:

Samantha disse...

Nem imaginas a tranquilidade que isso me dá!!!!

ainda sobre Plutão: esta manhã assisti à explicação de um astrónomo. Então a malta, que não deve ter mais nada que fazer na vida, decidiu reorganizar os astros de acordo com a proximidade dos planetas entre si. Ora como Plutão estava muito próximo da órbita de Saturno, vai de chamar ao mesmo um "planeta anão". Sinceramente, eu se fosse planeta preferia passar a chamar-me outra coisa qualquer que não "anão"... o mesmo entendido na matéria não descartou a hipótese de um dia a Terra descer igualmente de categoria. Isto está bonito, está!

Cylon disse...

pois o cafe faz bem a alguns cancros mas faz cancro do estomago!! este mundo esta perdido! ja nao se pode curtir tudo faz mal! bora beber e fumar ate cair, who cares!!

Samantha disse...

soube agora que os culpados pela nova organização e nomenclatura espacial são dois planetas anões de nome Xena e Eris... dava para terem nomes menos maricas?!?!?!