terça-feira, julho 07, 2009

Snif

A 'minha' i. vai-se embora e eu estou triste. A rapariga por quem os meus amigos já perguntam à noite, a minha companhia de praia das sextas-feiras, a pessoa gosta mais de inverno do que do verão e que, no meu último aniversário, me deu os parabéns 33 vezes tornando-se, sem saber, na melhor coisa daquele dia, vai atrás do seu sonho de ser uma correspondente internacional (ou enviada especial, vá) e eu não podia estar mais orgulhosa e feliz por ela, mas com pena pelo vazio que vai deixar. Tenho dito aos meus amigos que a i. é a pessoa que mais me faz lembrar a mim mesma na idade dela (não foi há assim tanto tempo). O coração sempre nas mãos, o idealismo, as convicções firmes, o choque ante certas situações, factos ou pessoas, o quê de ingenuidade misturada com inteligência, a lealdade, a ambição, a curiosidade, a insatisfação, o não largar dos sonhos. Ao meu orgulho (e tristeza) junta-se assim inveja, porque também eu tive o sonho de ir estudar um ano para o estrangeiro, só que (ainda) não o fiz. A área de jornalismo que eu queria seguir não o proporcionava, o dinheiro também não, o meu obsessivo apego aos meus pais e amigos, os empregos que foram surgindo foram-me enriquecendo e completando e fui aprendendo que há 3 tipos de sonhos: os que não se largam nunca até conseguir, os que têm mesmo de se largar, e os que se reinventam, surgindo por vezes, atrás de um sonho, um novo que o substitui e pode até ser melhor. Mas a i. não estava feliz, e vai atrás do sonho dela e sem dúvida que, se tiver um pouco de sorte que é sempre precisa, o conseguirá realizar. A nós resta-nos assistir, desejar-lhe o melhor e lembrar que um dia, ainda que não estivesse feliz ou realizada, ainda que não consciente do que, também ela, aprendeu, a i. deixou uma marca.

2 comentários:

Charlotte disse...

Boa sorte I !!

i disse...

A i hoje teve um dia muito, muito mau. E não vem a este blog mtas vezes pq ele não é lá mto actualizado. Mas hj veio (ai, adoro falar de mim na terceira pessoa!).
E pronto, a i tá paqui banhada em lágrimas, que isto é emoção a mais para um dia só. E entre coisas más e boas, mais vale largar umas lágrimas pelas boas.
Obrigada :)