sexta-feira, março 18, 2005

Pensamento Egoísta do Dia

É verdade. Quando penso que estou a envelhecer, que isto tudo, a minha vida, preciosa e única, irrersível, está a passar tão rápido, rápido demais, quando penso que dez anos olhando para tráz foram como um segundo e os próximos dez anos mais rápidos serão, que isto de envelhecer nunca para... quase que me reconforto com o facto de que, sinceramente, não estou a gostar do caminho que isto- isto, o planeta, o mundo- está a levar.

A sério. Se para os nossos pais, avós, seus avós, envelhecer significava unica e exclusivamente o evoluir do seu corpo com o passar dos anos, o seu envelhecer pessoal, para a nossa geração parece estar-se a viver uma situação única e irrepetível na Historia - a par com o seu envelhecimento, o Planeta parece estar também a envelhecer e, o que é mais assustador, ao mesmo ritmo.
Daqui a 50 anos, não mais, vamos ter graves problemas de água, vamos ter de a racionar, vamos ter temperaturas atrozes no Verão e geladas no Inverno, vamos ter o quintuplo das alergias e porcarias no ar, tanta coisa mais. Isto são factos. E eu sinceramente não sei se faço muita questão de estar cá para assistir.E Tenho a senação que quando o meu tempo acabar já não vou perder grande coisa.

Eu sei, se calhar ando a escrever demasiado sobre secas e alterações climáticas. Ou então é a porcaria de insómnia que me persegue há 5 dias e que eu culpo no tempo. Como diz o grande Manel Cruz (baba), O que for tem de ser. Acho que ele não se estava bem a referir ao Planeta mas serve, além de que uma citação do Manel fica sempre bem.

O que for tem de ser. Eu é que não sei se quero estar cá para ver. Não devia ser pensamento egoísta do dia, sim o deprimente não? Já passa é das insónias.

E não- 29 graus em Março NAO é normal.

8 comentários:

Samantha disse...

Pois é por isso tudo que agora vivo cada dia intensamente, não projecto, não tenho grandes expectativas
assim é muito mais fácil seres surpreendido pela positiva
até mesmo com a evolução da Humanidade que ainda por cima tem a presunção de ser a única forma de vida/sociedade organizada do universo!!!!

além disso, uma das características deste século é o egoísmo, a malta a olhar só para o seu umbigo
portanto, somos pessoas privilegiadas por pertencermos a um grupo que se quer bem...
hoje em dia esse é um bem maior

Anónimo disse...

29 graus aí???!!! Ouch!!!
Aqui está bem mais temperadinho :) Se bem que a luz nao é tao bonita como em Lisboa.
Beijocas para todas e saudades.

Cylon disse...

Olá lu!!
Como esta a segunda cidade mais bonita do mundo??
E tu??
bjos!!

Anónimo disse...

Hoje está cinzenta :(
Eu estou atarefadíssimo, em busca de "place to stay". Para mais pormenores... só por mail :) (Isto aqui é um espaço público).
Besos!!!

Anónimo disse...

já agora, nao querem por o meu blog aqui nas sugestoes????? Há lá umas cenas novas que eu escrevi. Sem interesse, é um facto, mas estao lá.

Charlotte disse...

Oi Lu :) beijocas vai dando noticias. Não sei o link do teu blog e não tenho o teu Email, mas eu já trato disso. ;)

Mafalda Martins disse...

Sim, envelhecer doi (e nisso somos iguais Carrie). É um dos dramas da minha vida, ver os anos passarem e com eles a nossa juventude, beleza (ou não!), agilidade, flexibilidade para nos integrarmos sem grandes choques em ambientes tipo festivais, concertos. Enfim admitir que não vamos para novos e tentar levar a coisa da melhor maneira possível.
Pior ainda é o que estamos a fazer com o nosso "querido" planeta. A Natureza é sábia e está-se a revoltar, todos os anos um pouco mais, contra as atrocidades e os ataques diários e constantes que fazemos à nossa "bolinha" (ainda) azul. Pena só pensarmos nisto na iminência de ficar sem água daqui a 50 anos, pena só agora nos doer a consciência ao vermos, quase diariamente, enchentes, falta de água, calor a mais. Pena agora pensarmos em pôr chips nos pandas porque qualquer dia eles não existem. Pena não existirem mais, e nunca mais irem existir milhares de espécies, porque NÓS, seres racionais acabamos com tudo o que se coloca à nossa frente.
E agora estamos com medo e arrependidos de centenas de anos de atentados à vida. Sim, porque se a Natureza nos deu VIDA está a tirá-la aos poucos... Porque de facto, nós não merecemos ter água limpa e ambundante, alimentos saudáveis, um clima ameno. Agora resta-nos aguentar com as represálias e esperar que a Natureza seja mãe e não muito cruel...

Cylon disse...

Meu deus miranda eu nao diria melhor
Subscrevo tudo o que tu dizes- ate me arrepiaste
Mas não sentem agora que, pela primeira vez já há algo de assustadoramente irreversível nisto tudo? por mais que façamos a partir de agora? Que, convenhamos, ainda por cima não vamos fazer!
A serio daqui a 50 anos, ou quando os nosso filhos os tiverem, isto nao deve ter piada nenhuma!